O tempo nada mais é que a forma da nossa intuição interna. Se a condição particular da nossa sensibilidade lhe for suprimida, desaparece também o conceito de tempo, que não adere aos próprios objetos, mas apenas ao sujeito que os intui.
(KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. Valério Rohden e Udo Baldur Moosburguer. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p.47. Coleção Os Pensadores.)
A questão do tempo sempre foi abordada por filósofos, como Kant. Na física, os resultados obtidos por Einstein sobre a ideia da “dilatação do tempo” explicam situações cotidianas, como, por exemplo, o uso de GPS.
Com base nos conhecimentos sobre a Teoria da Relatividade de Einstein, assinale a alternativa correta.
a) O intervalo de tempo medido em um referencial em que se empregam dois cronômetros e dois observadores é menor do que o intervalo de tempo próprio no referencial em que a medida é feita por um único observador com um único cronômetro.
b) Considerando uma nave que se movimenta próximo à velocidade da luz, o tripulante verifica que, chegando ao seu destino, o seu relógio está adiantado em relação ao relógio da estação espacial da qual ele partiu.
c) As leis da Física são diferentes para dois observadores posicionados em sistemas de referência inerciais, que se deslocam com velocidade média constante.
d) A dilatação do tempo é uma consequência direta do princípio da constância da velocidade da luz e da cinemática elementar.
e) A velocidade da luz no vácuo tem valores diferentes para observadores em referenciais privilegiados.
a) Incorreta. Na verdade, o tempo medido é sempre maior.
b) Incorreta. De acordo com o segundo postulado da relatividade especial de Einstein, a luz se propaga com a mesma velocidade c, para o tripulante da nave e para o observador que ficou na estação espacial. O aumento da distância percorrida é compensado pela dilatação do tempo, que passa mais lentamente para o tripulante da nave. Portanto, ele verificaria que seu relógio estaria atrasado em relação ao da estação espacial da qual partiu.
c) Incorreta. As leis da Física são as mesmas para sistemas de referência que se movem com a mesma velocidade.
d) Correta. As diferentes formas de medir, ocasionadas pelos diferentes referenciais em que a medida é feita, têm como consequência a dilatação de tempo.
e) Incorreta. A velocidade da luz no vácuo é a mesma para quaisquer observadores e não há um referencial privilegiado, no qual a fonte, por exemplo, se movimentaria, dando um valor diferente para c.