Ondulatória - 20 Exercícios com gabarito

01. (ENEM) - As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera.

Com ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da

a) reflexão.
b) refração.
c) difração.
d) polarização.
e) interferência.

02. (ENEM) - Nossa pele possui células que reagem à incidência de luz ultravioleta e produzem uma substância chamada melanina, responsável pela pigmentação da pele. Pensando em se bronzear, uma garota vestiu um biquíni, acendeu a luz de seu quarto e deitou-se exatamente abaixo da lâmpada incandescente. Após várias horas ela percebeu que não conseguiu resultado algum.

O bronzeamento não ocorreu porque a luz emitida pela lâmpada incandescente é de

a) baixa intensidade.    
b) baixa frequência.    
c) um espectro contínuo.    
d) amplitude inadequada.    
e) curto comprimento de onda.    

03. (ENEM) - Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado para eliminar fontes de radiação que possam interferir nas comunicações via rádio dos pilotos com a torre de controle.

A propriedade das ondas emitidas que justifica o procedimento adotado é o fato de 

a) terem fases opostas.    
b) serem ambas audíveis.    
c) terem intensidades inversas.    
d) serem de mesma amplitude.    
e) terem frequências próximas.  

04. (ENEM) - Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração. 
enem2013_1odia_q85.png
Calcula-se que a velocidade de propagação dessa “onda humana” é 45 km/h, e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 80 cm.
Disponível em: www.ufsm.br. Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado).

Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em hertz, é um valor mais próximo de 

a) 0,3.   
b) 0,5.   
c) 1,0.   
d) 1,9.   
e) 3,7. 

05. (FUVEST) - O Sr. Rubinato, um músico aposentado, gosta de ouvir seus velhos discos sentado em uma poltrona. Está ouvindo um conhecido solo de violino quando sua esposa Matilde afasta a caixa  acústica da direita (Cd) de uma distância ℓ, como visto na figura a seguir.
Em seguida, Sr. Rubinato reclama:
- Não consigo mais ouvir o Lá do violino, que antes soava bastante forte!
Dentre as alternativas abaixo para a distância ℓ, a única compatível com a reclamação do Sr. Rubinato é:
questao_20dados.png
a) 38 cm
b) 44 cm
c) 60 cm
d) 75 cm
e) 150 cm

06. (FUVEST) - Uma flauta andina, ou flauta de pã, é constituída por uma série de tubos de madeira, de comprimentos diferentes, atados uns aos outros por fios vegetais. As extremidades inferiores dos tubos são fechadas. A frequência fundamental de ressonância em tubos desse tipo corresponde ao comprimento de onda igual a 4vezes o comprimento do tubo. Em uma dessas flautas, os comprimentos dos tubos correspondentes, respectivamente, às notas Mi (660 Hz) e Lá (220 Hz) são, aproximadamente,

Note e adote: A velocidade do som no ar é igual a 330m/s.

a) 6,6 cm e 2,2 cm.
b) 22 cm e 5,4 cm.
c) 12 cm e 37 cm.
d) 50 cm e 1,5 m.
e) 50 cm e 16 cm.

07. (FUVEST) - A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C1 e C2, tracionadas por forças diferentes, nas quais se propagam ondas.

fuvest_2012_1fase_q88.png
Durante uma aula, estudantes afirmaram que as ondas nas cordas C1 e C2 têm:

I. A mesma velocidade de propagação.
II. O mesmo comprimento de onda.
III. A mesma frequência.

Está correto apenas o que se afirma em:

NOTE E ADOTE: A velocidade de propagação de uma onda transversal em uma corda é igual a √T/𝛍, sendo T a tração na corda e 𝛍, a densidade linear da corda.

a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III

08. (PUC - SP) - Considere uma corda longa e homogênea, com uma de suas extremidades fixa e a outra livre. Na extremidade livre da corda é produzido um pulso ondulatório senoidal transversal que se propaga por toda a sua extensão. A onda possui um período de 0,05s e comprimento de onda 0,2m. Calcule o tempo, em unidades do Sistema Internacional, que a onda leva para percorrer uma distância de 5m na corda.

a) 1,25
b) 12,5
c) 2,5
d) 25
e) 100

09. (UNESP) - Cor da chama depende do elemento queimado
Por que a cor do fogo varia de um material para outro? 

A cor depende basicamente do elemento químico em maior abundância no material que está sendo queimado. A mais comum, vista em incêndios e em simples velas, é a chama amarelada, resultado da combustão do sódio, que emite luz amarela quando aquecido a altas temperaturas. Quando, durante a combustão, são liberados átomos de cobre ou bário, como em incêndio de fiação elétrica, a cor da chama fica esverdeada. 
(Superinteressante, março de 1996. Adaptado.) 

A luz é uma onda eletromagnética. Dependendo da frequência dessa onda, ela terá uma coloração diferente. O valor do comprimento de onda da luz é relacionado com a sua frequência e com a energia que ela transporta: quanto mais energia, menor é o comprimento de onda e mais quente é a chama que emite a luz. Luz com coloração azulada tem menor comprimento de onda do que luz com coloração alaranjada. 
Baseando-se nas informações e analisando a imagem, é correto afirmar que, na região I, em relação à região II,.

a) a luz emitida pela chama se propaga pelo ar com maior velocidade.
b) a chama emite mais energia.
c) a chama é mais fria.
d) a luz emitida pela chama tem maior frequência.
e) a luz emitida pela chama tem menor comprimento de onda.

10. (UNESP) - A figura representa ondas chegando a uma praia. Observa-se que, à medida que se aproximam da areia, as cristas vão mudando de direção, tendendo a ficar paralelas à orla. Isso ocorre devido ao fato de que a parte da onda que atinge a região mais rasa do mar tem sua velocidade de propagação diminuída, enquanto a parte que se propaga na região mais profunda permanece com a mesma velocidade até alcançar a região mais rasa, alinhando-se com a primeira parte.
O que foi descrito no texto e na figura caracteriza um fenômeno ondulatório chamado

a) reflexão.
b) difração.
c) refração.
d) interferência.
e) polarização.

11. (UNICAMP) - A tecnologia de telefonia celular 4G passou a ser utilizada no Brasil em 2013, como parte da iniciativa de melhoria geral dos serviços no Brasil, em preparação para a Copa do Mundo de 2014. Algumas operadoras inauguraram serviços com ondas eletromagnéticas na frequência de 40 MHz. Sendo a velocidade da luz no vácuo c = 3,0.108 m/s , o comprimento de onda dessas ondas eletromagnéticas é

a) 1,2 m.
b) 7,5 m.
c) 5,0 m.
d) 12,0 m.

12. (Mackenzie-SP) - As antenas das emissoras de rádio emitem ondas eletromagnéticas que se propagam na atmosfera com a velocidade da luz (3,0.105 km/s) e com frequências que variam de uma estação para a outra. A rádio CBN emite uma onda de frequência 90,5 MHz e comprimento de onda aproximadamente igual a:

a) 2,8 m
b) 3,3 m
c) 4,2 m
d) 4,9 m
e) 5,2 m

13. (UFMG) - Uma pessoa toca no piano uma tecla correspondente à nota mi e, em seguida, a que corresponde a sol. Pode-se afirmar que serão ouvidos dois sons diferentes porque as ondas sonoras correspondentes a essas notas têm:

a) amplitudes diferentes
b) frequências diferentes
c) intensidades diferentes
d) timbres diferentes
e) velocidade de propagação diferentes

14. (UFPE) - Diante de uma grande parede vertical, um garoto bate palmas e recebe o eco um segundo depois. Se a velocidade do som no ar é 340 m/s, o garoto pode concluir que a parede está situada a uma distância aproximada de:

a) 17 m
b) 34 m
c) 68 m
d) 170 m
e) 340 m

15. (UFRGS) - Quais as características das ondas sonoras que determinam a altura e a intensidade do som? 

a) comprimento de onda e freqüência 
b) amplitude e comprimento de onda 
c) amplitude e freqüência 
d) freqüência e comprimento de onda 
e) freqüência e amplitude

16. (FUVEST) - Uma fonte emite ondas sonoras de 200Hz. A uma distância de 3400m da fonte, está instalado um aparelho que registra a chegada das ondas através do ar e as remete de volta através de um fio metálico retilíneo. O comprimento dessas ondas no fio é 17m. Qual o tempo de ida e volta das ondas? Dado: velocidade do som no ar igual a 340 m/s. 

a) 11s 
b) 17s 
c) 22s 
d) 34s 
e) 200s

17. (UEL 2016) - Leia o texto a seguir. 

Em março de 2011, um terremoto no fundo do oceano, na costa nordeste do Japão, gerou um tremor de magnitude 8,9 na escala Richter que foi o maior do país e o 7º maior registrado na história. Esse fenômeno gerou uma onda gigante conhecida como tsunami, que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês. 

Suponha que a tsunami se desloca com velocidade de 250 m/s e com período de oscilação de 10 min. Sabendo que na região do arquipélago a profundidade das águas é grande e que a amplitude da onda é de 1 m, de maneira que um navio parado nessa região praticamente não perceberia sua passagem, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o comprimento de onda associado a essa tsunami. 

a) 250 m 
b) 1500 m 
c) 150 km 
d) 1500 km 
e) 2500 km

18. (UFC) - Um fenômeno bastante interessante ocorre quando duas ondas periódicas de frequências muito próximas, por exemplo, f1 = 100 Hz e f2 = 102 Hz, interferem entre si. A onda resultante tem uma frequência diferente daquelas que interferem entre si. Além disso, ocorre também uma modulação na amplitude da onda resultante, modulação esta que apresenta uma frequência característica fo. Essa oscilação na amplitude da onda resultante é denominada batimento. Pelos dados fornecidos, pode-se afirmar que a frequência de batimento produzida na interferência entre as ondas de frequências f1 e f2 é:

a) 202 Hz
b) 101 Hz
c) 2,02 Hz
d) 2,00 Hz
e) 1,01 Hz

19. (UPE) - pulso ondulatório senoidal é produzido em uma extremidade de uma corda longa e se propaga em toda a sua extensão. A onda possui uma freqüência de 50 Hz e comprimento de onda 0,5m. O tempo que a onda leva para percorrer uma distância de 10m na corda vale, em segundos:

a) 0,2
b) 0,4
c) 0,6
d) 0,7
e) 0,9

20. (UFRGS) - Considere as seguintes afirmações sobre os fenômenos ondulatórios e suas características:
I. A difração ocorre apenas com ondas sonoras.
II. A interferência ocorre apenas com ondas eletromagnéticas.
III. A polarização ocorre apenas com ondas transversais.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas I e II
e) I, II e III.





 ➥ GABARITO ➤ 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
A
BECACBACC
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
BBBDEACDBC