O diretor de prova de uma corrida de F1 está parado ao
lado da pista de um autódromo, quando um carro se
aproxima dele, em alta velocidade, para receber a
bandeirada de chegada.
Devido ao efeito Doppler, quanto ao som do motor do
carro percebido pelo diretor de prova e pelo piloto do
carro, nessa aproximação, pode-se afirmar que
a) o diretor de prova e o piloto percebem sons de mesma
frequência, mas de diferentes comprimentos de onda.
b) o som percebido pelo diretor de prova se propaga mais
rápido pelo ar do que o percebido pelo piloto.
c) o diretor de prova e o piloto percebem sons de mesmo
comprimento de onda, mas de diferentes frequências.
d) o diretor de prova percebe um som cuja altura é maior
do que a do som percebido pelo piloto.
e) o som percebido pelo piloto é mais agudo do que o
percebido pelo diretor de prova.
O piloto ouve o som real produzido pelo carro e o
diretor da prova, em virtude da aproximação da fonte
sonora, ouve um som mais agudo que o real, isto é, de
frequência maior (maior altura) e comprimento de
onda menor em relação ao som real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário