(SANTA CASA - 2020) QUESTÃO

A figura representa uma partícula eletrizada que se desloca horizontalmente com movimento retilíneo e velocidade constante. Em certo instante, ela penetra na região demarcada pelo quadrado, na qual existe um campo magnético uniforme de direção vertical e sentido para cima (perpendicular ao plano e apontando para o leitor), que a faz descrever a trajetória mostrada.

Para que essa partícula continuasse em movimento retilíneo com velocidade constante, na região em que atua o campo magnético, deveria existir um campo elétrico, também uniforme, de direção 
a) perpendicular ao plano do quadrado e de mesmo sentido que o do campo magnético. 
b) horizontal, perpendicular à direção da velocidade inicial da partícula e de sentido para o lado para o qual a partícula foi desviada. 
c) horizontal e de mesmo sentido da velocidade inicial da partícula. 
d) horizontal, perpendicular à direção da velocidade inicial da partícula e de sentido oposto ao lado para o qual a partícula foi desviada. 
e) perpendicular ao plano do quadrado e de sentido oposto ao sentido do campo magnético.



Ao penetrar no campo magnético, a partícula fica sujeita a uma força magnética, que atua como resultante centrípeta. Pela regra da mão esquerda, percebe-se então que a partícula tem carga negativa. Para que a partícula continuasse em movimento retilíneo e uniforme, a força resultante deveria ser nula. 
Assim, a força elétrica deve ter a mesma direção, o mesmo módulo e sentido oposto ao da força magnética.
Como a carga elétrica é negativa, a força elétrica e o campo elétrico têm sentidos opostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário