(ENEM - 2016) - QUESTÃO

Nos dias frios, é comum ouvir expressões como: “Esta roupa é quentinha” ou então “Feche a janela para o frio não entrar”. As expressões do senso comum utilizadas estão em desacordo com o conceito de calor da termodinâmica. A roupa não é “quentinha”, muito menos o frio “entra” pela janela.

A utilização das expressões “roupa é quentinha” e “para o frio não entrar” é inadequada, pois o(a)
a) roupa absorve a temperatura do corpo da pessoa, e o frio não entra pela janela, o calor é que sai por ela. 
b) roupa não fornece calor por ser um isolante térmico, e o frio não entra pela janela, pois é a temperatura da sala que sai por ela. 
c) roupa não é uma fonte de temperatura, e o frio não pode entrar pela janela, pois o calor está contido na sala, logo o calor é que sai por ela. 
d) calor não está contido num corpo, sendo uma forma de energia em trânsito de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura. 
e) calor está contido no corpo da pessoa, e não na roupa, sendo uma forma de temperatura em trânsito de um corpo mais quente para um corpo mais frio.

_______________________________________________________________________
Resposta comentada (d) 
As expressões "quente" e "frio" só servem para comparar temperaturas de dois ou mais corpos. Nenhum corpo possui "calor" ou "frio". Corpos trocam calor quando suas temperaturas são diferentes. Por esse motivo, “roupa é quentinha” e “para o frio não entrar” são expressões inadequadas. A roupa utilizada em dias frios só serve para dificultar as trocas de calor do corpo com o ambiente mais frio e não para fornecer calor ao mesmo.
O "frio" não pode entrar na roupa, visto que o calor é um processo de troca de energia térmica de um corpo quente para um corpo frio; dessa forma, o calor não pode estar contido em um corpo.