(UNIFESP - 2008) - QUESTÃO

Em uma experiência de laboratório, um aluno mede a temperatura de uma pequena quantidade de água contida em um tubo de ensaio (a água e o tubo foram previamente aquecidos e estão em equilíbrio térmico). Para isso, imerge nessa água um termômetro de mercúrio em vidro que, antes da imersão, marcava a temperatura ambiente: 20 ºC. Assim que todo o bulbo do termômetro é imerso na água, a coluna de mercúrio sobe durante alguns segundos até atingir 60 ºC e logo começa a baixar. Pode-se afirmar que a temperatura da água no instante em que o termômetro nela foi imerso era 

(A) de 60 ºC, pois o termômetro nunca interfere na medida da temperatura e o calor perdido para o ambiente, nesse caso, é desprezível. 
(B) de 60 ºC porque, nesse caso, embora possa haver perda de calor para o termômetro e para o ambiente, essas perdas não se manifestam, pois a medida da temperatura é instantânea. 
(C) maior do que 60 ºC; a indicação é menor exclusivamente por causa da perda de calor para o ambiente, pois o termô- metro não pode interferir na medida da temperatura. 
(D) maior do que 60 ºC e a indicação é menor principalmente por causa da perda de calor para o termômetro. 
(E) menor do que 60 ºC porque, nesse caso, a água absorve calor do ambiente e do termômetro.

RESPOSTA: D

» Resposta Comentada:
O termômetro absorve calor do líquido contido no tubo de ensaio e, em seguida, o conjunto termômetro, água e tubo de ensaio perde calor para o ambiente.